domingo, 16 de abril de 2017

[Resenha] TUDO E TODAS AS COISAS

SINOPSE: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."






"Se a minha vida fosse um livro e eu o lesse de trás para frente, nada mudaria. Hoje é o mesmo que ontem. Amanhã será o mesmo que hoje. No livro de Maddy, todos os capítulos seriam o mesmo."

Madeline é uma menina um tanto fora do normal pois sofre de IDCG, ou seja, uma imunodeficiência grave. Ela acaba de completar 18 anos e só queria que sua vida fosse normal. Cresceu enclausurada sem poder ir à escola e respirar o ar ambiente. Uma menina apaixonada por livros que acha que já leu mais livros que eu. Haha.


Quando uma nova família se muda para a casa ao lado, Madeline se apaixona pelo praticante de parkour, Oliver. Eles se correspondem por e-mail e as conversas são bem divertidas. Ele tenta descobrir porque a misteriosa Madeline nunca sai de casa e ela reluta bastante por medo de se magoar, como sua mãe sempre dizia que iria acontecer.
Ela faz referência à vários livros, como: Flores para Algernon, O Senhor das Moscas, Alice no país das maravilhas, O Homem Invisível, O estrangeiro, Esperando Godot, A náusea e O Pequeno príncipe.






O pai e o irmão de Mad morreram num acidente e desde então sua mãe (que é médica) e sua enfermeira Carla se dedicam a cuidar dela. O cuidado que a mãe tem com ela é tão extremo que eles têm um filtro de ar em casa, de onde ela não sai, pois qualquer coisa pode ser capaz de matá-la. Até mesmo o ar poluído. Ela tem aulas à distância, para não entrar em contato com pessoas "contaminadas".








O livro é bem rápido de ler por conter muitas imagens e poucas coisas escritas em algumas páginas. Mad passa a querer mais da vida após descobrir o amor. Percebe que não pode mais viver como antes.



"Desde que Olly entrou na minha vida há duas Maddys: aquela que vive através dos livros e não quer morrer e a que vive e suspeita que a morte é um pequeno preço a ser pago por isso."


O final me surpreendeu e desencadeou uma série de emoções. Não sei se conseguiria ser tão compreensiva quanto a personagem em certas ocasiões de tamanha importância em sua vida, mas é uma excelente leitura que só tem a acrescentar.



Eu não sabia do que o livro se tratava antes de ler e não gostei da capa até entender o porquê de ela ser assim, então fez todo sentido.



"Eu queria tudo, Olly. Queria você e o mundo inteiro. Eu queria todas as coisas."


INFORMAÇÕES DO LIVRO
-Título: Tudo e todas as coisas
-Autor: Nicola Yoon
-Ano de publicação: 2016
-Páginas: 304
-Editora: Novo conceito
-No idioma: Português
-Gênero: Romance / Drama
-ISBN: 9788581637884
-Avaliação média: 4,4/5
-Minha Avaliação: 5/5
-Data da Resenha: 16/04/2017
-Crítico: Vanessa Januth 

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template Desenvolvido Blogger